"Multa expendio funt quae segnibus ardua videntur"

Muitas coisas realizadas com perseverança parecem impossíveis aos fracos (Publius Cornelius Tacitus, historiador romano)

sábado, 5 de junho de 2010

Crime, Castigo e culpa

Estou lendo Crime e Castigo, do Dostoievski. Verdade seja dita: ainda não estou nem na metade. Mas hoje estou num dia ruim, daqueles bem mau humorados, então preciso fazer uma crítica. Não ao autor, mas a nós mesmos. O livro conta, é claro, a história de um crime. O personagem sofre tanto, desenvolve uma culpa tão profunda que chega a somatizar. Sabe, sinto falta disso, da culpa. O Freud e o movimento da psicanálise desenvolveu-se tanto sobre a culpa, procurando formas de aliviar o sofrimento advindo dela... E hoje a culpa está praticamente banida da humanidade. Foi a culpa que instituiu a cultura e as leis. Acho que a partir de agora a gente vai regredir e voltar a ser bicho, ou então o PCC vai tomar o poder. E eu não sei bem onde eu quero estar quando isto acontecer.
Acho que é por isso que eu jogo RPG. Ainda é um mundo com regras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário